Regulamento
INTRODUÇÃO
A Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN) em Co-realização com a Printi, apresenta a 8º edição do Brasil Design Award - BDA’18. Nesta edição, o prêmio mais abrangente do design brasileiro, apresenta grandes novidades.
A primeira e mais significativa delas, altera o formato das inscrições, agora abertas a todas as empresas do Brasil. Sendo assim toda a comunidade do design brasileiro poderá participar desta grande celebração.
Outra novidade, todas as etapas serão online: inscrições, envio dos trabalhos e júri. O prêmio contará com 10 categorias principais: Branding, Design Gráfico, Craft for Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Positivo, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital e Design Editorial.
BENEFÍCIOS
O Brasil Design Award 2018 premiará os melhores trabalhos do design brasileiro, em suas 10 (dez) categorias e suas subcategorias. Entenda abaixo as premiações e benefícios:
- Troféu para 10 Grand Prix, referentes a cada categoria, e medalhas de ouro, prata e bronze para os projetos premiados em cada subcategoria.
- Selo de reconhecimento nacional.
- Catálogo da premiação, onde os projetos premiados serão expostos.
- Cerimônia de premiação a ser realizada no dia 22 de Novembro de 2018, no Unibes Cultural em São Paulo/SP.
- Exposição dos trabalhos premiados entre os dias 22 e 29 de Novembro, no Unibes Cultural em São Paulo/SP.
INSCRIÇÕES E VALORES
HABILITAÇÃO
Podem ser inscritos todos os trabalhos desenvolvidos entre 2015 e 2018, desde que efetivamente implementados.
PRAZOS E VALORES
As inscrições para participar da 8ª edição do Brasil Design Award serão realizadas a partir da compra de créditos, sendo que cada crédito dará direito a empresa inscrever 01 (um) projeto, em 01 (uma) subcategoria, conforme anexo deste regulamento.
As inscrições serão realizadas somente online, pelo site www.brasildesignaward.com.br
Poderão ser adquiridos créditos antecipados para inscrição de trabalhos, sendo que o cadastramento dos trabalhos poderá acontecer até a data limite definida neste edital.
Para isso, serão considerados os seguintes valores e períodos:
Early Bird - De 30 de Julho de 2018 a 13 de Agosto de 2018
- Associados ABEDESIGN: R$ 125,00 por crédito
- Associados de entidades parceiras: R$ 150,00 por crédito
- Empresa de Design/Empresa Cliente: R$ 180,00 por crédito
Inscrições - De 14 de Agosto a 16 de Setembro de 2018
- Associados ABEDESIGN: R$ 150,00 por crédito
- Associados de entidades parceiras: R$ 190,00 por crédito
- Empresa de Design/Empresa Cliente: R$ 215,00 por crédito
JÚRI
O júri será composto por especialistas representantes do design brasileiros e de setores afins, convidados pela ABEDESIGN e entidades parceiras.
O processo de julgamento será online e de acordo com os critérios estabelecidos neste regulamento.
Os jurados não poderão julgar subcategorias nas quais tenham trabalhos inscritos.
O júri é soberano e sua decisão será irrecorrível. Casos não previstos serão decididos pelo Presidente do Juri do Brasil Design Award.
AVALIAÇÃO
CRITÉRIOS
- Ideia
- Execução
- Relevância e adequação
PREMIAÇÃO
OURO, PRATA E BRONZE
A seleção de projetos a serem premiados acontecerá em duas etapas. Na primeira delas o Júri irá classificar os projetos para Shortlist. Estes serão avaliados novamente para definição das seguintes contemplações: medalhas de ouro, prata ou bronze, não sendo obrigatória a premiação de trabalhos em todas as categorias e subcategorias.
Caberá ao júri definir se haverá ganhadores nas subcategorias aos quais são responsáveis pelo julgamento.
GRAND PRIX
Os trabalhos premiados com ouro nas subcategorias estarão concorrendo ao Grand Prix da categoria principal (Branding, Design Gráfico, Crafts for Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Positivo, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital e Design Editorial). Os Grand Prix serão definidos por consenso pelo grupo de jurados da categoria avaliada.
EMPRESA DO ANO
A empresa com maior número de Grand Prix será considerada a empresa do ano do Design Brasileiro. Caso duas ou mais empresas terminem empatadas, o critério de desempate será o maior número de ouros, em seguida o número de pratas e por fim o número de bronzes.
VOTO POPULAR
Todos os trabalhos serão exibidos no portal para votação popular online, sendo os mais votados por categoria, ganhadores deste prêmio.
PRÊMIO DE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
A empresa com o maior número de projetos premiados internacionalmente, nas premiações parceiras da ABEDESIGN, receberá o Prêmio de Reconhecimento Internacional do Brasil Design Award.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Não haverá limitação do número de projetos a serem inscritos por autor;
A ABEDESIGN não se responsabilizará por questões de direitos autorais dos projetos inscritos. Ficando a ABEDESIGN isenta de qualquer ônus relativo à violação de direitos autorais de terceiros (fotógrafos, ilustradores, etc.).
É de inteira responsabilidade dos autores solicitar a seus clientes autorização para a inscrição dos projetos;
A veracidade das informações fornecidas será de inteira responsabilidade do profissional que efetivar a inscrição.
Qualquer irregularidade que vier a ser constatada determinará a desclassificação sumária do projeto.
As peças expostas nos eventos ligados ao prêmio não serão seguradas. A ABEDESIGN não se responsabiliza por quaisquer danos ou perdas que possam ocorrer.
No momento da inscrição, fica estabelecido que ABEDESIGN terá pleno direito de utilizar as imagens e informações dos trabalhos selecionados para divulgar o prêmio Brasil Design Award. Podendo utilizá-las, em sua totalidade ou parcialmente, em publicações próprias ou de terceiros, tanto impressas como digitais, inclusive com fins comerciais.
A inscrição de projeto implica anuência do participante com as normas estabelecidas neste regulamento.
CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS
Branding
- Estratégia de marca (pequenas e médias empresas clientes - organização com até 100 funcionários) : desenvolvimento de estratégias ou conjunto de ações estratégicas para construir e posicionar (ou reposicionar) uma marca no mercado.
- Estratégia de marca (grandes empresas clientes - organização com 100 ou mais funcionários): desenvolvimento de estratégias ou conjunto de ações estratégicas para construir e posicionar (ou reposicionar) uma marca no mercado.
- Naming: desenvolvimento de nome para uma empresa, produto ou serviço.
- Voz: Desenvolvimento de expressão verbal para transmitir a personalidade da marca.
- Arquitetura de Marca: Desenvolvimento estratégico do portfólio de marcas de uma empresa, que busca estabelecer relações e hierarquia entre as diversas marcas de uma organização.
- Projetos estudantis: Projetos de branding em geral elaborados por estudantes de cursos complementares (pós-graduação, cursos de especialização, cursos livres, entre outros).
Craft For Design
- Ilustração: desenvolvimento de ilustração para uso em projetos de design.
- Fotografia: desenvolvimento de fotografia para uso em projetos de design.
- Lettering e Caligrafia: Desenvolvimento de lettering e peças caligráficas para uso em projetos de design.
- Tipografia: Desenvolvimento de fontes ou família de fontes.
- Pictograma: Desenvolvimento de um conjunto de figuras ou símbolos que representem objetos ou conceitos.
- Infográficos: Desenvolvimento de peça para apresentação de informações com preponderância de elementos gráfico-visuais, integrados a textos sintéticos e a dados numéricos.
- Motion: Desenvolvimento de peças de animação 2D e/ou 3D, integradas ou não a live motion, que podem ou não empregar estruturas narrativas.
- Projetos estudantis:
Design de Ambiente
- Ambientação e Comunicação Visual de Espaços Corporativos: Design de espaços corporativos, interiores ou exteriores, que tenham construção de identidade de marca como principal premissa.
- Ambientação e Comunicação Visual de Outros Espaços: Design de espaços interiores ou exteriores, além de design de elementos visuais, que tem como objetivo traduzir as estratégias em espaços físicos como: lojas, exposições, eventos, feiras, estandes, etc.
- Sistemas de Sinalização: Sistema de sinalização, mapas e informações que visem a orientar usuários em edifícios ou espaços públicos de forma autônoma.
- Design de Exposições e Instalações: Design de exposições permanentes ou temporárias, que podem ou não ser interativas.
- Design de Varejo: Design de espaços de varejo, incluindo lojas provisórias ou permanentes.
- Displays e Mobiliários Promocionais: design de peças para apresentação, informação e promoção de produtos.
- Cenografia: design para ambientação de teatro, cinema, TV, eventos e feiras comerciais.
- Iluminação: Projetos de lightining design para ambientes corporativos, espaços públicos, exposições etc.
- Projetos estudantis:
Design de Embalagem
- Consumo de Massa: Design de embalagem para Alimentos & Bebidas, Moda, Farmácia (bem-estar, beleza, maquiagem) e Equipamentos (eletrônicos, etc.)
- Objetos e Mobiliário: Design de embalagem para objetos gerais e peças de mobiliário.
- Edições Limitadas, Colecionáveis e Promoção: Design de embalagem para itens de edição limitada, peças colecionáveis e artigos promocionais.
- Usabilidade: Projetos que aprimoram o antigo, oferecem acessibilidade e trazem inovação no uso.
- Redesenho: Projetos que renovam a identidade visual existente, criando novo impacto.
- Sustentabilidade: Uso de material alternativo, em busca de atingir um design circular.
- Projetos estudantis:
Design de Impacto Social
- Meio Ambiente: Projetos de qualquer natureza para os quais o design tenha contribuído, de forma relevante, com a mitigação de impactos negativos ou com a geração de impacto positivo em temas ligados aos principais desafios ambientais. a. ODS 6. água potável e saneamento b. ODS 7. energia limpa c. ODS 9. indústria, inovação e infraestrutura d. ODS 12. consumo e produção sustentáveis e. ODS 13. ação contra a mudança global do clima f. ODS 14. vida na água g. ODS 15. vida terrestre
- Inclusão e Diversidade: Projetos de qualquer natureza para os quais o design tenha contribuído de forma relevante para a redução de desigualdades e preconceitos. a. ODS 5. igualdade de gênero b. ODS 10. redução de desigualdades
- Prosperidade: Projetos de qualquer natureza para os quais o design tenha contribuído de forma relevante a fim de promover aumento de renda, suporte de populações carentes, criação de alternativas que representem evolução na qualidade de vida. a. ODS 1. erradicação da pobreza b. ODS 2. "Fome Zero” e agricultura sustentável c. ODS 8. trabalho decente e crescimento econômico d. ODS 10. redução de desigualdades e. ODS 11. cidades e comunidades sustentáveis f. ODS 16. paz, justiça e instituições eficazes g. ODS 17. parcerias e meios de implementação – transversal
- Saúde: Projetos de qualquer natureza com os quais o design tenha contribuído, de forma relevante. a. ODS 3. saúde e bem-estar
- Impacto em Potencial/Startups/Empreendedores: Projetos em que existam perspectivas de geração de impacto positivo, mas que ainda não tenham sido confirmados por estarem em estágio de pré-implementação. *Para os projetos premiados nas classificações Ouro e Prata, será oferecida mentoria pelo corpo de jurados da categoria. a. ODSs de um modo geral
- Projetos estudantis:
Design de Produto
- Construção: Design de produto para a área de Construção, como pisos, pavimentos, revestimentos, torneiras, tijolos, telhas, vasos sanitários, esquadrias e maçanetas, dentre outros.
- Design Colecionável: Todos os produtos de design autoral e independente, criados em edição limitada (inferior a 100 unidades) e/ou one of a kind, que tragam algum tipo de inovação em materiais, processos e/ou estética.
- Eletrônicos: Design de produto eletrônico, como televisores, equipamentos de apresentação, projetores, câmeras, dispositivos de navegação, GPS, media players, controles remotos, fones de ouvido, alto-falantes, telefones, celulares, sistemas de telefonia, computadores, notebooks, servidores, cases, impressoras, monitores, teclados, mouse, consoles para jogos, escâneres, copiadoras, ar-condicionado, dentre outros.
- Equipamento Urbano: Design de equipamento para uso urbano, como mobiliário, paradas de ônibus, playgrounds, terminais públicos de informação, sistemas de informação, sistemas de localização e orientação e sistemas de publicidade exterior, dentre outros.
- Estilo: Moda e vestuário, equipamentos para bebês, bolsas e malas, óculos, joias e relógios, artigos de couro, produtos ópticos, instrumentos musicais, brinquedos, jogos e medalhas, dentre outros.
- Iluminação: Design de luminárias (incluindo lustres, abajures, plafons, e outros) e design de outras fontes de luz (como velas, candelabros, e outras).
- Mobiliário: Design de mobiliário para uso residencial (incluindo cadeiras, poltronas, estantes, racks, suportes, mesas, aparadores, mesas de apoio e sofás, dentre outros), design de mobiliário para uso corporativo ou comercial.
- Saúde e Bem-Estar: Design de produtos para a área médica; equipamentos destinados ao lazer, esportes e bem-estar, como banheiras de hidromassagem, saunas, banheiros e spas; artigos esportivos e para acampamentos; equipamentos de ginástica; implementos para jardinagem, dentre outros.
- Transporte: Design de produto para automóveis, motocicletas, bicicletas, patinetes motorizados, triciclos, quadriciclos, veículos comerciais, coletivos, aeroplanos, trens, navios e barcos, veículos esportivos, aviões e trailers, dentre outros.
- Utensílios Domésticos: Design de equipamento de uso doméstico, como cozinhas, eletrodomésticos em geral e seus acessórios, louças, talheres, vidros, cerâmicas, porcelanas, acessórios, máquinas de café, sistemas profissionais de cozinha, bebedouros, tecidos e tapetes, dentre outros.
- Projetos estudantis:
Design de Serviço
- Novos Serviços: Criação e desenvolvimento de novo serviço.
- Melhoria: Melhoria de serviço existente.
- Experiência do Colaborador: Desenvolvimento de serviços para a melhoria de experiência do colaborador.
- Desenvolvimento de Novas Técnicas para o Design de Serviço: Desenvolvimento de novas metodologias, ferramentas e processos.
- Projetos estudantis:
Design Digital
- Design de marca (produtos nativos digitais – pequenas e médias empresas clientes - organização com até 100 funcionários):
- Design de marca (produtos nativos digitais - grandes empresas clientes - organização com 100 ou mais funcionários):
- Website: Design de sites, hotsites, portais, e-commerces, dentre outros
- Apps: Design de aplicativos nativos ou híbridos para dispositivos móveis.
- User Experience Design (UX): Design da experiência do usuário para sites, apps ou plataformas digitais.
- Produtos Conectados (Internet of Things/Internet das Coisas): Design de produto conectado a uma plataforma digital.
- Serviços Digitais: Design de serviços baseado em uma plataforma digital, que ofereça uma nova solução ao usuário.
- Jogos: Design de jogos, podendo ou não incluir realidade virtual e aumentada.
- Instalações Digitais: Design de instalações digitais (vídeos ou projeções), que ofereça uma nova experiência ao usuário.
- Projetos estudantis:
Design Editorial
- Livros: Projeto gráfico de livro completo, podendo contemplar edições isoladas ou coleções, capas e sobrecapas de publicações isoladas ou coleções.
- Jornais: Projetos gráficos de jornais
- Revistas: Projetos gráficos de revistas e suplementos, matérias completas e capas.
- Publicações Corporativas: Projeto gráfico integral de relatórios anuais e de livros corporativos.
- Autopublicações ou Edições Limitadas: Publicações de edição limitada, com tiragem pequena, inferior a 1.000 cópias.
- Catálogos: Catálogos de exposições.
- Publicações Digitais: livros, publicações e matérias jornalísticas em formato digital.
- Projetos estudantis:
Design Futuro
- Conceito:
- Inovação:
- Projetos estudantis:
Design Gráfico
- Design de Marca - Pequenas e Médias Empresas (organizações com até 100 funcionários): design de marca corporativa que traduza a personalidade, a essência e as estratégias da organização, podendo ser modulares, generativas e adaptadas ao novo universo que expande o gráfico.
- Design de Marca - Grandes Empresas (organizações com 100 ou mais funcionários): design de marca corporativa que traduza a personalidade, a essência e as estratégias da companhia, podendo ser modulares, generativas e adaptadas ao novo universo que expande o gráfico.
- Marca de Produto ou Serviço: Design de marca de produto ou serviço, que tem como objetivo distinguir, diferenciar e promover produto ou serviço de outro substituto.
- Design Promocional: design de catálogos, folhetos, manuais, instruções, guias de referência e mala direta.design de catálogos, folhetos, manuais, instruções, guias de referência e mala direta.
- Cartazes: Design de cartazes simples ou dupla face.
- Material Promocional para Ponto de Venda: projeto de peça ou conjunto de peças gráficas que busquem promover produtos ou serviços em locais de exposição e venda.
- Material de Autopromoção: design de material destinados à autopromoção da empresa.
- Gráfica Aplicada: qualquer trabalho que não se encaixe nas outras categorias de design gráfico: bilhetes, cardápios, canecas, sacolas e uniformes
- Projetos estudantis:
Destaques do Ano
- Escritório / Agência de Design: Empresas brasileiras ou filiadas no Brasil que exerçam a função de design no território nacional e/ou internacional.
- Profissional de Design: Profissionais brasileiros que atuam no mercado de design nacional e/ou internacional.
Internacionalização
- Internacionalização – Designed in Brazil: A categoria tem por objetivo premiar projetos de design brasileiros produzidos para o mercado internacional, destacando a presença do Brasil na economia global, a exportação de produtos nacionais e investimentos estrangeiros em serviços de design locais. Por se tratar de uma categoria nova, não haverá subcategorias, podendo ser inscritos projetos de qualquer natureza, observando o descrito no item HABILITAÇÃO.